segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fisiologia do Cabelo

Do mesmo modo que a pele, o couro cabeludo é formado pela epiderme (camada visível superficial), a derme que se encontra por baixo desta e sob a derme encontra-se a hipoderme.
O cabelo encontra-se implantado na derme, é constituído por haste, raiz e bolbo capilar :
A haste – parte externa ao folículo piloso e visível com espessura média no adulto de 65-78 mícron – situada por cima da glândula sebácea;
A raiz – parte interna ao próprio folículo, entre o óstio deste e a junção inferior do músculo erector do pêlo, chamada raiz “imersa”, por conseguinte, na cútis e, como tal, normalmente não visível;
O bolbo capilar – parte ainda mais profunda, alojada na porção inferior da parte mais interna do folículo, que contém na sua inferior duas a três filas de células sobrepostas de rápida reprodução que constituem a matriz (originadas da bainha epitelial externa do folículo piloso). Desta zona vascularizada, nascem células de 39 em 39 horas, que se ligam, queratinizando-se e formam o cabelo .
Um corte longitudinal do cabelo mostra três camadas concêntricas, medula, córtex e cutícula. O córtex é formado por células que contém o pigmento do cabelo – a melanina. A cutícula é formada por células de queratina encaixadas umas nas outras tal como escamas – formam a protecção do cabelo.
O ciclo de vida de um cabelo situa-se no intervalo de 3 a 7 anos. Este ciclo renova-se cerca de 20 a 25 vezes ao longo da vida .

Em cada ciclo de vida do cabelo existem 3 fases:
- Fase de crescimento ou anagénica, cuja duração vai de 2 a 7 anos
- Fase de repouso ou catagénica, cuja duração vai de 2 a 3 semanas
- Fase de queda ou telogénica, que dura 3 meses.
Regra geral, na primeira fase, encontram-se cerca de 85% dos cabelos, na segunda, a percentagem é de 1% do cabelo e na terceira fase, cerca de 14% .




Sem comentários: